sábado, 17 de outubro de 2009

Novo Suse Linux e Microsoft

O SUSE Linux que é mantida pela NOVELL tanto a versão free(openSUSE) e a paga(SUSE), fez um "contrato" com a Microsoft, ou seja formalizou o negócio antes feito, me refiro a venda da NOVELL, parte da empresa para microsoft. Como poucos perceberam, apenas o usuário que o SUSE se acemelha em grande parte com o windows em sua facilidade para usuário desktop, sua ferramenta de compartilhar o sistema em HD com o windows sempre compartilhou dados sem problemas e além disso a rede no suse é muito facil configurar assim como os drivers, apenas com cliques e seguir as mensagens. O gerador de packs do SUSE é o mais poderoso em minha opinião, porque uma vez gerada no suse você pode instalar em qualquer distribuição Linux e também no SUN Solaris, imagine um sistema livre que gera pack que o outro com o mesmo code nome não aceita, isso é muito ruim.
Para programadores que usam o Linux a microsoft afirmou que não cobrará nenhuma taxa em qualquer sentido, na verdade vai incentivar ainda mais, não dúvide disse, pois a microsoft disponibiliza o Framework .net sem nenhum custo, fora os ferramentas Visual Studio Express, e possui o sistema de software free acadêmico, não é puxar o "saco" é verdade, além disso quem programa em JAVA sabe que o C# é tão bom quanto e também é uma linguagem free, o projeto GNU fez o Fish# que é semelhante ao Visual Studio que é muito bom também. Mas para quem programa em JAVA e usa o ECLIPSE ou o NETbeans isso nunca será problema, é so questão de cultura e aceitar a situação, é fácil entender a microsoft e o pessoal que defendem o Linux SUSE: Quantos iremos agregar? - ou seja, não podemos ficar fora do mercado, o SUSE competindo com UBUNTU e a microsoft competindo com todos, o linux em várias versões foram perdendo força ou sendo vendida, aqui no Brasil a Conectiva virou Mandriva e o Kurumin deixou a desejar e talvez não terá outra versão por não ter como manter e tal, sem dinheiro as coisas não acontecem.
Para quem enxerga o futuro é fácil mesmo, se especializar em SUSE é um bom investimento, ou seja, você terá uma certificação SUSE-Novell/Microsoft aceita no mundo inteiro e com mercado novo. Para quem não conhece o SUSE, aconselho baixar o OpenSuse11 e veja como se acemelha com o Windows VISTA, além disso como eu disse antes: o SUSE possui ferramentas que outros não tem, a otimização e a arquitetura feito na Alemanha sempre foi feita nos padrões europeus, mesmo quando deu uma caida na versão free(openSUSE10.3), refizeram o projeto livre nos EUA.
Começando no SUL do Brasil as academias para certificação SUSE onde conquistou bastante mercado, esta agora em São Paulo para estabilizar e de certa forma impor a tecnologia no país, um primeiro passo foi o contrato com o Banco do Brasil e não é preciso falar mais nada, então ou usa SUSE com supote da microsoft, ou usa Red Hat com o suporte da IBM, pois Ubuntu não há suporte competente aqui em nosso país ainda, porém para ter esse suporte competente se paga muito mesmo, então nesse caso não é porque é free que é ruim, e que a qualidade do linux é melhor em alguns aspectos e para fazer isso funcionar precisa ter pessoas competentes de verdade, não pessoas que não sabem o que é Linux e ficam criticando outros SOs. Para enter bem mesmo para quem talvez se sentiu ofendido que não é a intensão, o interessado deve estudar Engenharia de Software e verificar os SOs, aí então tirar uma conclusão técnica e visão de negócios em diferentes pontos.
Aqui fica um comentário e elogio quem entendeu essa parceria microsoft/Linux Suse, é o desenvolvimento em uma nova era.
Para deixar claro: uso SUSE desde a versão 8.2, já provei outras versões, mas nenhuma atendeu as necessidades pessoais, gostei bantante do Ubuntu e Fedora, mas para desktop ainda sou Suse, para programar em shell e tal, ainda fico com o potente FreeBSD que é próximo a entrar na lista da microsoft!!
Pois é a melhor equipe do mundo em negócios é da microsoft, então eles não brincam em serviço, ser digna não traz lucro, ser razoavel traz aceitação de certa maneira, o quê diga a SUN, conquistou o mercado e o coração dos desenvolvedores e o que poderia ter salvo da crise virou publico, agora pertence a oracle, porque o pessoal do JAVA não reclamou? fácil! programador de verdade nunca é limitado e vê novos horizontes.

http://www.opensuse.org/en/
http://www.novell.com/linux/
http://br-linux.org/linux/microsoft-anuncia-que-ira-promover-o-linux-se-compromete-a-nao-processar-desenvolvedores-e-mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário